Os selos de segurança, têm um Trabalho importante no transporte de mercadorias e logística. Protegem, controlam e traçam os valores transportados. Definitivamente a sua função é evidenciar a violação e ajudar a detetar roubos e percas desconhecidas.
Os diferentes modelos de selos de segurança passam despercebidos com frequência, apesar do valor relevante que desempenham. O objectivo que se persegue ao implementar selos de segurança, é pôr em evidência a abertura indevida ou violação das mercadorias. Por este motivo no setor de transporte de mercadorias é imprescindível implementar a segurança com estes dispositivos. No caso concreto dos camiões e contentores a sua utilização está legislada em alguns campos, como o transporte marítimo.
No caso dos contentores, estão normalizados os selos de Alta Segurança barreira, chamados coloquialmente “tipo garrafa”, estes são constiuidos por dois elementos metálicos, o “eixo” e o “casquilho” solidários na sua operativa de selagem. Estes selos numeram-se e personalizam-se para crear traçabilidade nos seus diferentes controles logísticos e aduanas.
No transporte de mercadorias por estrada, utilizam-se mais habitualmente os de tipo cabo ou em pláticos técnicos. A última geração de selos de plástico, apresentam fechos fixos, realizando na sua selagem um perimetro de fecho fixo para permitir uma margem de folga ao movimento natural das portas aem que o selo se parta fortuitamente e crie dúvidas infundadas de possiveis violações.
Para sua segurança, debe empenhar-se em comprar a fabricantes de reconhecido prestígio, solvência e profissionalidade. Certificaremos assim a origem e garantia de possíveis falsificações.