A identificação por radiofrequencia (RFID) é um termo genérico para descrever os sistemas que transmitem de forma automática e inalámbrica e sem fios a identidade (em forma de serie numérica única) de um objeto ou pessoa, utilizando ondas de radio. De esta forma, a RFID é uma tecnologia de identificação automática.

A RFID é uma tecnología radial (ou seja, não é necessario que a etiqueta, tambem conhecida como “tag”, e o leitor estejam frente a frente, pois funcionam num raio de ação determinado), que permite atribuir a cada produto um numero de identificação de forma individual. Mediante este número, o produto pode ser seguido e controlado dentro do circuito de distribuição.

Adicionalmente, esta tecnologia é capaz de identificar vários produtos de forma simultanea, com a consequente poupança de tempo e redução de mão de obra. Por outro lado, os dispositivos são muito resistentes e normalmente formam parte do producto o estão colocados por baixo de uma superficie protetora, permitindo a sua utilização em ambientes adversos.

ROYAL PACK incorporou nos seus selos de segurança a etiqueta “tag” para assegurar la traçabilidade na produção do presunto ibérico.