A identificação por radiofrequência (RFID) é um termo genérico para descobrir os sistemas que transmitem de forma automática e sem fiosa identidade de um objeto ou pessoa de forma numérica única, utilizando ondas de rádio. É assim uma tecnologia de identificação automática.

ROYAL PACK desenvolveu selos de segurança com TAG RFID.

Esta tecnología é capaz de superar as limitações que possuem o código de barras: necessidade de visão direta com a etiqueta, visibilidade limitada, suscetível às condições ambientais, propenso ao erro humano, etc.. A RFID é uma tecnologia radial (ou seja, não é necessário que a etiqueta também conhecida como “tag” e o leitor estejam cara a cara, pois funcionam num raio de ação determinado), que permite atribuir a cada produto um número de identificação de forma individual. Mediante este número, o produto pode ser averiguado e controlado durante toda a cadeia de fornecimento. Esta tecnologia, também é capaz de identificar vários selos de segurança de forma simultânea, com a consequente economia de tempo e redução de mão de obra. Por outro lado, os dispositivos são muito resistentes e formam parte do selo de segurança, permitindo a sua utilização em ambientes adversos. Em seguida enumeramos as principais vantagens dos selos com tecnologia RFID frente ao código de barras.

• Leitura/Escrita: Os dados podem ser actualizados. À diferená do código de barras onde a informação é fixa uma vez impressa, a informação armazenada numa etiqueta RFID pode ser modificada, ampliada ou reduzida com autorização (únicamente em etiquetas de leitura/escrita).

• Orientação do Objeto: Não requer linha direta de observação entre o objeto que é lido ou a etiqueta/ selo sobre ele mesmo, e o leitor.

• Capacidade de Dados: A etiqueta pode armazenar uma grande quantidade de dados. Teóricamente não existe um limite de capacidade de dados para as etiquetas de RFID. Enquanto que no código de barras a capacidade máxima de armazenamento de dados é de 50 bytes.

• Reutilização e Duração: Em teoría não existe um limite no número de vezes que pode ler-se um selo com RFID. As etiquetas passivas não dispõem de bateria e portanto a sua vida é quase ilimitada. Por outro lado, as etiquetas ativas e semi-passivas sim dispõem de bateria, com um máximo de 10 anos de vida útil. A duração dependerá das especificações técnicas utilizadas para a fabricação da etiqueta.

• Robustez: A etiqueta encontra-se mais protegida do meio, permitindo a sua utilização em ambientes adversos.

• Segurança: Nesta tecnología os dados são mais seguros. Como meio digital, a informação armazenada numa etiqueta RFID pode ser criptografada. Uma etiqueta de RFID pode conter tanto dados protegidos como não protegidos.

Os selos de segurança nos seus diferentes modelos que ROYAL PACK desenvolveu, implemetaram às operativas dos diferentes setores que já os estão aplicando e que aplicarão no futuro, uma otimização na sua traçabilidade e controle de processos, melhorando também os custos operacionais.