O tacógrafo consiste num dispositivo de instalação obrigatória vinculada ao veículo de transporte de mercadorias de mais de 3,5 Tm ou de transporte de passageiros com mais de 9 pessoas. Exitem dois tipos de tacógrafos: o analógico que leva discos-diagrama aonde uns estiletes vão registando os dados (horas de condução e descanso, velocidade, kilómetros recorridos, trajecto, dados do condutor) e o digital obrigatório desde 2006 em novos veículos, que imprime em papel.
Mesmo que a maioria dos transportadores circulem dentro da legalidade, existem alguns que continuam burlando a lei. A sinestralidade deste setor não é muito elevada, mas a mortalidade em camiões é a única que sobe em 2010 um 23%. Ao dado anterior devemos unir que uma de cada quatro mortes na estrada é produzida num acidente em que está implicado um transporte profissional.
Dada a sensibilidade e as consequências mediante acidentes na estrada pôs-se especial ênfase em controlar uma das portas de fraude nos tacógrafos, o selo de segurança.
A nova norma comum para todos os países da Comunidade Europeia 16882:2016 mete um ênfase especial na definição dos novos selos de segurança, com umas características que os farão altamente seguros e infalsificáveis.